Alimento prático, funcional e nutritivo

Conheça a história da Pranic Gourmet

De uma produção caseira para consumo próprio de 20 hambúrgueres de quinoa e grão de bico a uma média atual de 8 mil unidades produzidas por mês só deste produto! Isso tudo em um curto espaço de tempo, apenas de 2012 (quando foi fundada a empresa) para cá. Estamos falando da Pranic Gourmert , de BH, que tem oito produtos congelados distribuídos para grandes redes de supermercados e algumas lojas na capital mineira.

foto hamburguer quinoa e grão de bico Pranic
O famoso hambúrguer de quinoa e grão de bico acompanhado de batata doce palha e tomate e pimenta

Uma receita de sucesso, desenvolvida pela proprietária Katia Lana, que criou todos os seus produtos e, ao lado do seu marido Jaime, passou a conduzir a produção deles de forma industrial. Juntos, eles, literalmente, colocam a mão na massa: da produção às vendas.

Pranic foto
Treinamento sobre alergênicos para a equipe

A ideia para as receitas saborosas que tem agradado cada mais novos tipos de consumidores, como o público fit, por exemplo, vem de um estilo de vida de Katia. “Por ser vegetariana e ter na cozinha um espaço sagrado de nutrição e sabor, sempre fiz grelhados com grãos e cereais”, conta. Sem conservantes, os produtos são funcionais, orgânicos e super nutritivos. “Em nossos rótulos temos quinoa, arroz integral, castanhas, abobrinha, maçã, cenoura vermelha, alho poro, manjericão, salsinha, cebolinha… Ingredientes que trazem sabor e perfume sem nenhum daqueles nomes complicados que se perdem completamente da referência do alimento”, diz.

Antes de chegar às lojas, os amigos adoravam e se deliciavam com os novos sabores e esse conceito de alimentação. E foi assim, de boca em boca, que essas receitas saíram do âmbito familiar e ganharam fama pela qualidade e excelência dos produtos sem carne. Tanto é que o casal foi procurado por muitos dos seus grandes clientes varejistas. “Temos muitos parceiros que nos honram neste continuo fluxo de prosperidade”, diz Katia.

Crescimento da Pranic Gourmet para o Espírito Santo

Hoje, a empresa conta com 11 funcionários na produção: dois na embalagem, dois no administrativo, dois motoristas que atendem a  Belo Horizonte e o Espírito Santo e três degustadoras. Funcionários que são valorizados e motivo de orgulho para a Pranic. “Nosso motorista, por exemplo, finalizou o ensino médio e temos inspirado a se qualificar em logística, o que amplia a qualidade do serviço prestado. Entendemos a empresa como parte de todos que partilham o dia a dia. Iniciamos a empresa na certeza de fazer deste projeto um legado, uma construção baseado em educação, ética, justiça, respeito e prosperidade”, conta.

Pranic foto 2
Equipe Pranic Gourmet: o orgulho da empresa

A expansão é o primeiro passo dessa prosperidade. De BH para o Espírito Santo. “Ampliamos as vendas ao Espírito Santo e nos deparamos com um povo gentil, uma terra belíssima, um mar verde esmeralda. Nossa gratidão às redes de Supermercado Carone e Supermercado Perim que nos receberam de braços abertos”, agradece.

Saiba mais sobre a filosofia da empresa: 

Qual é o seu maior prazer com relação a esse projeto? Por que você acha que ele deu tanto certo?

Katia: O meu prazer é o de servir com integridade, excelência, buscando e inspirando novas possibilidades de empreender, de sabores, de resgatar a praticidade do alimento com grãos integrais, legumes, frutas. Projeto que respeita a biodiversidade, o ciclo natural da vida.

Você tem a consciência da cozinha sustentável, da economia de água, luz, da reciclagem, da preservação do meio ambiente etc. Esses são alguns diferenciais da empresa. Como isso é repassado aos funcionários e aos clientes no dia a dia?

 Katia: A empresa nasce como parte de escolhas pessoais que envolvem Gratidão a esta Terra, a estas águas Abençoadas que nos acolhem como em um Lar. Em tempo de tanto desperdício, de tanta desigualdade, a cozinha sustentável a meu ver é aquela que não gera lixo, desperdício, onde tudo funciona em um continuo ciclo de receber, agradecer e devolver a Terra apenas o que possa nutri-la para novos frutos, novos grãos.

Nosso projeto é construir  a indústria com a possibilidade do uso da  água e energia de fonte renovável. Hoje cuidamos, por exemplo, para que a água usada para sanitizar alimentos possa ser reaproveitada na limpeza do chão. Usamos a energia elétrica com todo o cuidado trazendo sempre a informação de que haverá um tempo que teremos muito dinheiro sem ter mais água disponível para comprar. Conversamos com os funcionários sobre a importância destes bens tão preciosos no  dia a dia, estendemos esta prática as nossas casas, as nossas famílias.

O que você pensa sobre o futuro da Pranic? Quer desenvolver novos produtos? Quer expandir para outros estados?

Katia: Uma grande empresa, que terá como base além da educação para manipulação de alimentos, para novos sabores, para um uso consciente de bens essenciais, a base de uma creche em moldes Dharmicos , acreditando sempre que a educação é o nosso pilar de consciência. Queremos criar e reinventar novos produtos, novas ideias, que sustentem e inspirem saúde.

Qual o maior valor da empresa que você quer eternizá-lo para todos?

Katia: Do alimento que traz sabor, nutrição, saúde, com um profundo respeito a vida, a terra, aos animais. Além disso, o respeito à diversidade é a base da liberdade. Queremos falar de alimento, de cozinha, de fogão, de sabor, de mesa farta, comida quentinha, perfume de manjericão e hortelã, divulgar receitas simples, aprender sempre sem nenhum julgamento. Apenas partilhamos um pouco da nossa experiência que inclui também o Yoga e a Ayurveda, por exemplo, que são parte da vida e se refletem nas escolhas, no trabalho, no afeto, no dia a dia.

Como é o trabalho com seus fornecedores e clientes? A preocupação desde essa ponta do processo é essencial para vocês?

Katia: Selecionamos parceiros que atendem ao controle de qualidade implementado pelo nosso Manual De Boas Práticas, desenvolvido pelo PAS, Programa Do Alimento Saudável/ SEBRAE. Esta seleção é a base da excelência.

 Qual a dica que você daria para quem quer transformar sua vida em busca de uma vida mais equilibrada e saudável, transformando sua cozinha também em um verdadeiro lugar sagrado?

 Katia: Gratidão, respiração, meditação, alimentação, atividade física prazerosa e quando sentir medo, duvida, fique em você e viva a experiência, pois em tudo há um profundo aprendizado.

Você indica algum livro de cozinha nessa linha de cozinha sagrada, consciente e nutritiva?

Katia: Sabor Sagrado – um livro para aguçar seus sentidos e inspirar uma vida saudável, sagrada e repleta de amor. E Círculo Dourado.

Saiba mais sobre a Pranic no site: www.pranicgourmet.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *