Conheça os benefícios da suplementação de Ômega 3

O suplemento em cápsula a base de óleo de peixe é um grande aliado da vida moderna ocidental

Saiba tudo sobre a importância do Ômega 3 para todos e também para os atletas na entrevista abaixo com o nutrólogo, colaborador e parceiro da Saudável Confraria, Dr. Hugo C. Neves.

omega 3
O suplemento de Ômega 3 isento de metais pesados é encontrado no Mundo Verde BH Shopping, @mundoverdebhshopping (acompanhe no Instagram)

Por que precisamos tomar Ômega 3?

Dr. Hugo: O Ômega 3 faz parte dos Ácidos Graxos Essenciais (o nosso corpo não produz esse nutriente e precisamos ingerí-lo) e a vida moderna ocidental é precária desse nutriente valioso, pois a maioria dos peixes consumidos (o ideal seria os de água fria como os salmões) são de cativeiro com alimentação a base de farelos, o que diminui a concentração de O3 no peixe. Além disso, a concentração de O3 diminui o tempo de validade do alimento. Portanto, as grandes indústrias – visando aumentar o lucro – promovem uma hidrogenação para diminuir essa concentração.

Somando esses fatores a uma visão da população que tem “medo” de consumir gordura, fica ainda mais fácil de explicar… Vale lembrar que nosso cérebro é composto por 70% de gordura e o metabolismo cardíaco é 80% proveniente dos lipídios.

Quais são os benefícios?

Dr. Hugo: São muitos, mas, em resumo, podemos citar: é um anti-inflamatório sistêmico, previne a inflamação oculta, fortalece o sistema imune, diminui a concentração de triglicérides, promove desenvolvimento fetal, aumenta a capacidade de memória, cognição e auxilia no tratamento/prevenção de várias doenças (diabetes, vários tipos de câncer, artrite, Alzheimer, depressão, doenças cardiovasculares, distúrbio de atenção, depressão, entre outras).

Todo mundo pode tomar?

Dr. Hugo: De modo geral sim, mas o paciente deve ser acompanhado por um profissional de saúde para indicar a necessidade existente e evitar os excessos, assim como toda suplementação: sempre com orientação!

Há contraindicação?

Dr. Hugo: É recomendado suspender a suplementação no oitavo mês da gestação até o nascimento do bebê devido à sua ação vasodilatadora que pode aumentar o sangramento na hora do parto. E também pelo mesmo motivo, a indicação deve ser mais cautelosa em pessoas que utilizam medicações anticoagulantes.

 Para os atletas especificamente, qual o maior ganho?

Dr. Hugo: Para praticantes de atividade física, o principal benefício é minimizar a produção de radicais livres e diminuir o estresse oxidativo muscular pós-treino. Mas a ação do Ômega 3 também auxilia na diminuição dos níveis de fadiga muscular durante e após o treinamento (acelera a recuperação muscular) ao promover um maior fluxo sanguíneo muscular e aumentar a capacidade de contração muscular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *