Óleo de Coco

Ele é saboroso e cheio de benefícios. Um deles é ser um ótimo aliado no processo de emagrecimento! Saiba tudo sobe o óleo de coco na entrevista abaixo com nosso parceiro nutrólogo do Rio de Janeiro, Dr. Hugo C. Neves.

oleo-de-coco

O que é o óleo de coco?

O óleo de coco é um dos principais alimentos funcionais. Por ser formado predominantemente (64%) de gordura saturada de Ácido graxo de cadeia média, ele não circula na corrente sanguínea como outras gorduras e não é estocada. É diretamente enviada ao fígado e convertido em energia, sem aumentar a insulina, o triglicéride- LDL e a glicemia.

Quais são os seus benefícios?

O óleo de coco reúne diversos benefícios: é termogênico (aumenta o metabolismo basal), diminui a gordura corporal, aumenta a saciedade, melhora o perfil lipídico (diminui o LDL e aumenta o HDL) e é anti-inflamatório. Além disso, também auxilia na recuperação da microbiota intestinal (por melhorar a sua permeabilidade e absorção de nutrientes) e é um potente antioxidante devido à alta concentração de vitamina e auxilia na modulação do Sistema Imune.

Tudo pode ser preparado com o óleo de coco assim como usamos os outros tipos de óleo?

Cozinhar com óleo de coco, além dos benefícios citados, não gera gordura TRANS, como ocorre ao cozinhar com os óleos vegetais poliinsaturados Ômega 6, que são todos pró-inflamatórios. Lembrando que devido à melhora do perfil lipídico (aumenta HDL e diminui LDL), o óleo de coco é ideal para cozinhar, assar e fritar alimentos.

Algum estudo comprova a eficácia do alimento no emagrecimento?

Sim. O estudo de Framingham constatou que pessoas que ingeriam mais gordura saturada eram as que pesavam menos e eram fisicamente mais ativas.

Como ele ajuda na perda de peso sendo rico em gorduras?

A gordura do coco não é armazenada e é convertida rapidamente em energia. Com isso e devido a todos os benefícios citados anteriormente, o óleo de coco é um ótimo aliado para quem deseja perder peso.

Como incluir o óleo de coco no cardápio?

Oriento substituir todos os óleos vegetais utilizados (girassol, canola etc) pelo óleo de coco extravirgem orgânico ou extravirgem. Dependendo de cada caso, ainda oriento a ingestão de uma colher de sopa nas principais refeições diárias. Mas essas orientações específicas devem ser elaboradas após uma avaliação nutrológica completa e individualizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *