Senta a bota!

Use a pista de atletismo para melhorar a sua velocidade na corrida

A pista de atletismo é uma importante ferramenta para o treinamento do corredor que busca melhorar o seu desempenho. É que ela ajuda o atleta a controlar melhor o seu ritmo, desenvolvendo a confiança necessária para provas, entre outras vantagens. Muitos atletas amadores já sabem disso e quem tem a oportunidade de realizar um treino em pista tem se beneficiado com esse tipo de variação durante a semana de treinamento.

Residente na Finlândia, a brasileira Sandra kautto usa a pista para os treinos específicos de tiros. “Prefiro a pista pela consistência. Não tem buraco ou desnível e também é mais fácil para calcular a distância que precisa ser corrida sem precisar ficar olhando para o Garmin”, conta.

2016-08-22-PHOTO-00000002
Sandra com seu filho na pista na Finlândia

Francisco Dragone (o Kiko), treinador de São Paulo, afirma que a importância da pista está exatamente nesse tipo de treinamento curto citado por Sandra. “Treinar em pista é importante para os treinos de tiros ou intervalados de curta distância com o objetivo de melhorar a velocidade máxima e a manutenção dela também ocorre porque temos uma referência do início e do fim da pista”, explica.

Daniel Pain, da DPS treinamento Esportivo em BH, também cita algumas vantagens da pista. São elas:

– Superfície regular

– estável

– plana

– bom amortecimento

– marcações de distância

“É interessante o aluno correr algumas vezes com o treinador na pista, pois assim a gente consegue acompanhá-lo o tempo todo e fazer as correções necessárias. Ela é ótima para o treinamento intervalado, só não recomendo para os longos”, acrescenta Daniel.

FullSizeRender (17)
Experimentei a pista, pela primeira vez, nesta segunda-feira. Em BH, no Clube dos Oficiais da PMMG.
FullSizeRender (18)
Daniel Pain, da DPS Treinamento Esportivo, me acompanhou no treino em pista

 

Vilmar Garcia Barbosa Júnior, de Goiânia (GO), também é um dos que se beneficiam de tantas vantagens da pista de atletismo. E ele nos conta mais um diferencial dessa modalidade de treino. “Ela serve também para realizar provas/testes para avaliação individual do atleta, além de ser importante para velocidade, resistência de velocidade e constância de ritmo”, diz.

Vilmar
Vilmar na pista da UFG, em Goiânia (GO)

Celeida Fernanades , do interior da Bahia, utiliza a pista esporadicamente, geralmente em competições anuais, pois onde mora não tem esse recurso. Mas esses dias ela está em Blumenau (SC) para os jogos da Caixa Econômica Federal e teve a oportunidade de correr em uma pista perfeita. “Já corri 5km em 20 min e 20 seg aqui e, neste domingo, vou correr 400 m na pista”, conta

Celeida
Celeida na pista em Blumenau (SC)

O que usar na pista

Em plena preparação para o desafio Samurai da Uphill, João Paulo, de Salvador (BA), faz treino em pista de atletismo pelo menos uma vez por semana para o ganho de velocidade. “Para esse tipo específico de treinamento, uso um tênis mais baixo, conhecido como minimalista (Puma Faas 100). Com menos impacto, a pista me permite usar esse tipo de calçado”, conta.

JP
João Paulo na pista de brita da UFBA, Salvador (BA)

Murillo Alves Siqueira, de Goiânia (GO), que treina três vezes por semana na pista, usa sapatilha Asics Turbo (calçado específico com cravinhos na frente). “Com esse tipo de calçado, sinto o maior aproveitamento da força, com o movimento de impulsão, gerando potência nas passadas. Mas isso tem que ser feito com cuidado. Utilizo a sapatilha de forma moderada, pois seu uso repetido pode provocar lesões. Prefiro utilizá-la na metade do treino. Consigo diminuir até 2 seg nos tiros de 400 metros”, conta.

sapatilha-de-atletismo-para-saltos-asics-turbo-jump-0f6
Sapatilha Asics turbo para corrida em pista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *