Uma maratona perfeita para bater tempo

Saiba mais sobre a Maratona de Santiago

Uma das provas mais populares entre os corredores brasileiros no exterior – a Maratona de Santiago – ocorreu no último domingo, 2 de abril. O evento reuniu 30 mil corredores pelas ruas da capital chilena nas provas de 42k, 21k e 10k.

medalha frente
A linda medalha da Maratona do Chile

Carolina Furtado, 33 anos, de Belo Horizonte, estreou nos 21km em grande estilo já fazendo uma prova internacional. Corredora há quatro anos e meio pela DPS, ela adorou ter participado desse grande evento e já pensa na próxima que será em sua cidade. “Com determinação e coragem conseguimos superar nossos limites”, diz.

Carol
Carol em sua primeira meia-maratona

 

Laís Vieira Pinto, 29 anos, de Belo Horizonte, fez a meia no Chile seis meses depois de completar seus primeiros 21km em Amsterdã, na Holanda. “Antes de entrar para o mundo da corrida, nunca havia conseguido correr 100 metros. Completar a minha segunda meia-maratona, após um ano e meio de corrida, foi uma experiência de superação, garra e confiança. Achei o percurso excelente, a temperatura agradável e tive a sensação de vitória ao completar os 21,097 kms”, conta Laís que, inclusive, passou por uma depressão antes da sua primeira meia. “Agora eu já penso na próxima corrida…”

Laís
Laís completou sua segunda meia-maratona

Até mesmo os corredores mais experientes adoraram a prova do Chile. Veja abaixo alguns depoimentos de maratonistas brasileiros sobre essa incrível maratona.

grupo
Os amigos corredores Sandro, Elmo, Jânio, Lais, Elissama e Quito

 

Bianca Passos, 37 anos, do Espírito Santo

A Maratona de Santiago foi um sonho realizado em matéria de organização e respeito ao atleta. Senti muita emoção na largada como se fosse a minha primeira maratona. O clima estava maravilhoso e eu estava correndo em um País até então desconhecido.

No km 10, me senti totalmente completa e determinada a fazer uma das maratonas mais desejadas do mundo. No km 21km, senti medo, mas estava focada a chegar a qualquer custo. O percurso me deixava preocupada, pois estava em locais que não tinha passado, porém a beleza era deslumbrante, por onde passava avistava as cordilheiras e sua riqueza natural. No km 35, eu estava tão bem que puxei um pouco mais: não sabia se queria terminar logo ou estava realmente treinada e preparada para atingir meu objetivo que era apenas a conclusão. No km 42, a poucos metros da chegada, minha irmã e meu marido me esperavam e deixei rolar muitas lágrimas, um misto de dor, felicidade e conquista. Sentimento único! Só quem se prepara para uma maratona sabe a dor e delícia de correr os 42km. Uma prova que vai ficar pra sempre na minha memória.

Veja a lista das oito maratonas da experiente Bianca:

– Maratona do Rio 2014

– Maratona do ES 2014

– Maratona da Disney 2015

– Maratona UpHill 2015

– Maratona do ES 2015

– Maratona de POA 2016

– Maratona B. Aires 2016

– Maratona de Santiago 2017

Bianca

Bianca 2
Bianca amou correr no Chile

 

Elmo Medeiros Júnior, 40 anos, São Paulo

A Maratona de Santiago foi incrível. Eu recomendo essa prova por causa do clima, da altimetria e da beleza da cidade. Em alguns pontos, adorei ver crianças e adultos de mais idade também aplaudindo os corredores. Fiquei muito feliz porque nesta prova conseguir manter um rendimento bem próximo do planejado, fiz o meu melhor tempo nos 42km195m e por poucos segundos eu não consegui completar o sub 4h, mas estou muito contente e faria tudo de novo do mesmo jeito.

O sol nasce um pouco antes da largada – o que permite um conforto melhor para correr. Depois do km 30, tem uma leve descida e isso é um facilitador para manter um bom desempenho nessa alta quilometragem onde geralmente perdemos o ritmo.

Na hora que cruzei a linha de chegada, a minha emoção foi forte. Tive apenas dois meses para me preparar para essa prova. Terminei sem dor, no dia seguinte conseguia descer as escadas do metrô e tomei bastante vinho chileno para comemorar, foi uma experiência muito legal! É um lugar incrível, tem um clima europeu, o povo é muito educado e o espanhol é uma língua de fácil entendimento para nós brasileiros.

 Elmo fez sua quarta maratona no Chile. Veja quais foram suas outras provas:

– Desafio do Dunga/Disney 2016

– Maratona de São Paulo 2016

– Maratona do Rio 2016

– Maratona de Santiago 2017

Elmo
Elmo bateu seu recorde pessoal em sua quarta maratona

 

Jânio Moreira, 36 anos, mora em Salvador (BA)

Esta foi a minha 5° maratona, sendo a 3° internacional… Para aqueles que desejam iniciar na modalidade dos 42km, indico esta prova pelas condições climáticas favoráveis e um percurso bem plano. Quanto à cidade, destaco a prestação dos serviços nos restaurantes. E que venham os próximos 42km! Porto alegre tô chegando (risos) …

Conheça as outras maratonas que Jânio já concluiu também:

 – Maratona de Porto Alegre 2015

– Maratona de Berlim 2016

– Maratona do Rio 2016

– Maratona da Disney 2016

– Maratona de Santiago 2017

Janio
Jânio recomenda a prova do Chile para quem deseja iniciar nos 42k

 

Elissama Assis, 37 anos, Belo Horizonte

A Maratona de Santiago foi uma surpresa para mim, pois seis meses antes eu havia concluído a de Amsterdã e, portanto, apesar da minha boa preparação com todos os excelentes profissionais que cuidam de mim com carinho (nutricionista, treinadores de corrida, força, pilates e fisio preventiva), eu achei que não iria superar meu tempo de outubro de 2016. O resultado então foi surpreendente para mim. Consegui bater meu recorde pessoal (4h01) e mais uma vez terminei sem dores, sem lesão e muito feliz. No km 38 a emoção tomou conta e o choro de conquista aconteceu…

 Foi muito legal ver a Priscila Melo da Ponta do Sol Turismo no km 40 que fez umas fotos lindas minhas correndo. Abri o sorriso, os braços e só queria comemorar. Corri de mulher maravilha e as crianças brincavam comigo. Eu corro por terapia e para redefinir meu impossível todos os dias…

 O clima estava perfeito para correr, o percurso é muito bom porque tem descida justamente no final e achei a prova muito organizada. Apaixonei por Santiago também, fiz muito turismo, foram dias lindos e agradáveis. Dá muita saudade… Que venham os 42km do Rio e de Chicago neste ano também…

 As minhas outras maratonas foram:

 Maratona de Paris 2015

– Maratona de Amsterdã 2016

– Maratona de Santiago 2017

 Lili

lili 2
Elissama (lilimaratonista) também bateu seu recorde pessoal em Santiago

 

Sandro Magalhães, 51 anos, de Belo Horizonte (MG)

 Uma ótima maratona com um percurso que parece não ser desafiador, mas é, principalmente devido à secura e poluição do ar. A torcida ao longo do percurso é bem participativa e dá aquele gás extra nos momentos de cansaço. A prova conta com vários postos de hidratação com água e gatorade geladinhos.

Devido já ter corrido outras maratonas e de gostar de comprar produtos alusivos à prova, apenas achei a feira fraca e penso que os patrocinadores perderam uma boa oportunidade de mostrarem suas marcas, inclusive achei a camiseta de prova muito ruim! Mas posso dizer que no geral achei a prova bem organizada, apesar dos problemas que aconteceram no final com alguns atletas que não conseguiram retirar sua medalha, e, sem dúvidas, indico para quem quer correr uma boa maratona. E a minha próxima será em Chicago no mês de outubro de 2017.

Conheça as outras maratonas do currículo de corredor do Sandro:

– Maratona de Berlim 2015

– Maratona de Nova Iorque 2016

– Maratona de Santiago 2017

Sandro
Sandro em busca das Majors

Os corredores também aproveitaram para conhecer as belezas locais. A Priscila Melo da Ponta do Sol Turismo, de Natal, aliou a corrida com o turismo com seu grupo pela cidade e locais próximos deslumbrantes como o Cajon del maipo (na foto abaixo).

 

Priscila
O grupo da Ponta do Sol Turismo, de Natal, e a deslumbrante paisagem no Chile

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *